Friday 21 August 2009

Os Barões e o 31 da Armada assinalados – A Monarquia são só “Duques”…

Este mês de Agosto é talvez o mês do ano em que as surpresas se sucedem às catadupas.

Acho que é ainda melhor que o Natal, na quantidade de prendas que recebemos.

Acho que sem Agosto, não haveria Democracia, pelo menos tal como a entendemos.

baco2Antigamente tínhamos as Bacanais, durante o início da Primavera, altura em que tudo era permitido, podíamos fazer a nossa ligação à mãe Terra e, assim viver o resto do ano em equilíbrio.

foliaAgora temos o mês de Agosto.

Basta abrir uma qualquer revista cor-de-rosa e é festança por todo o lado… Uma autêntica reinação…

Reinamos a tudo…

Até reinamos à monarquia!

No outro dia, um grupo desses reinadores, resolveu atravessar meia Lisboa, de escada às costas e, todo este sacrifício, para pôr a bandeira da monarquia na haste da Câmara… Ainda por cima mascarados de Darth Vaders.bandeira monarquica

Eu, como não percebi bem a piada acho que andavam na reinação!

Como só temos folia, a ideia foi mesmo arranjar um trinta e um a uma colecção de foliantes, que também não entenderam lá muito bem a piada.

Eu não entendi muito bem, porque, confesso, ainda não vi um monárquico a sério, daqueles que têm títulos a sério, defender a monarquia.

E não defendem a volta da monarquia, porque se isso acontecesse, então a reinação passava a ser de onze meses por ano e, se calhar, monarquia só no mês de Agosto é que levávamos as coisas a sério. Isto no pressuposto que o Rei metia férias durante esse mês!

Como tenho direito ao brasão ( acho que sim, mas nunca pensei muito no assunto…), esta reinação não me preocupava muito…

Também me entretinha a reinar um bocadinho.duarte pio

Mas já me preocupava ter um Rei chamado D.Duarte Pio

Não sei porquê, mas acho um nome piroso para Rei…

 

1433Acho que D. Duarte, já chega o que tivemos e, até foi importante…Mas sempre era rei a sério…sabia o que fazia e, sabia o que era melhor para este país… Até escreveu coisas sérias!

Mas para evitar estes incómodos todos, para evitar que alguns se sintam mal com estas piadas de mau gosto e, até poupar a nossa Justiça a mais um incómodo, podíamos resolver o problema pelo método mais simples:

- Fazíamos um a alteração Constitucional, onde se permitia , exclusivamente, durante os meses de verão, que os monárquicos da treta, pudessem “reinar”, uns com os outros, à vontade.

Nesta reinação, até podiam arranjar um rei e uma coroa e, assim dar largas à sua folia.

cesarEu cá para mim, reinação por reinação, sempre preferia fazer um reset ao jogo e voltar aos tempos do Império Romano e, assim tentar outras hipóteses de evolução…Sempre poderia tentar passar por níveis mais sérios, mais adequados aos tempos de hoje!

Ulisses Neves Pinto

No comments: